Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Pesadelo sem fim

Um ano após a prisão definitiva de Roger Abdelmassih, ex-médico condenado por estuprar pacientes, suas vítimas tentam curar as cicatrizes do abuso e retomar a vida, mas ainda convivem com a dúvida sobre o paradeiro dos seus embriões

Publicado por Fátima Miranda
há 9 anos

Ao ser procurada para participar desta reportagem, a psicóloga Viviane H., 43 anos, levou três dias para responder se aceitaria posar para uma foto, como as que ilustram essas páginas. Com a negativa, veio o pedido para não divulgar nem o sobrenome e uma explicação: “Não estou pronta para me expor. Essa história me incomoda demais. Mesmo já tendo passado tantos anos, ainda ficaram muitas marcas.” O drama de Viviane começou em 1998, quando ela e o marido procuraram a clínica de reprodução de Roger Abdelmassih, então a mais famosa da América Latina, para terem um filho. Por quatro anos, Viviane se submeteu a torturantes tentativas para engravidar. Na segunda, houve sangramento e dores na região vaginal. Na terceira, hiperestimulação do ovário por excesso de hormônio. Na quarta, perfuração da uretra provocada pelas agulhas de aspiração dos óvulos. Na sexta e última, quando se levantava para ir embora, Viviane foi empurrada por Abdelmassih, que a beijou e esfregou seu órgão genital nela. A psicóloga fugiu, com medo, e nunca mais voltou à clínica. Antes do abuso, ainda, ouviu a proposta de pegar espermatozóides de outro homem para fecundar seus óvulos, pois os do marido seriam de baixa qualidade. “Vivi um pesadelo no lugar onde fui buscar um sonho e ele parece voltar sempre, em forma de pensamentos que me assombram”, diz. Desde 2014, o ex-médico celebridade está na prisão, cumprindo pena de 278 anos por estuprar mais de 50 mulheres em seu consultório. As dezenas de pacientes que viveram o horror dos abusos tentam esquecer o passado e seguir adiante. Mas as cicatrizes teimam em voltar.

Pesadelo sem fim

MONSTRORoger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisãopor estuprar 50 pacientes em seu consultório

O trauma que Viviane carrega é compartilhado por outras 18 vítimas de Abdelmassih, que se uniram em uma ação contra o Brasil protocolada no dia 17 de agosto na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Elas exigem que o País crie uma legislação específica para manipulação genética e também pretendem pressionar o Estado para que se investigue o paradeiro dos embriões congelados das ex-pacientes. À frente do processo estão os advogados Eduardo de Almeida Sampaio e Martim Sampaio, diretor de direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, e Vana Lopes, 55 anos, vítima de Abdelmassih em 1993 e a primeira a denunciá-lo publicamente, cuja história deu origem ao livro “Bem-Vindo ao Inferno”, no qual relata sua caçada para encontrá-lo quando estava foragido no Paraguai. “Essas vítimas ficaram sem atendimento e nada foi feito pelo Brasil para evitar que surja um novo Roger Abdelmassih”, afirma Martim Sampaio. “Tenho um documento assinado atestando a existência de dez embriões meus, mas ninguém diz o que foi feito com eles”, diz Vana. “As outras vítimas e eu não podemos ficar sem saber o que aconteceu. É o nosso DNA que está espalhado por aí.” Em entrevista ao programa “Fantástico”, em dezembro de 2014, o filho de Abdelmassih, Vicente Ghilardi, que também trabalhava na clínica, afirmou que dois mil embriões congelados entre 1999 a 2009 estão com ele, mas alguns podem ter se perdido. Com mais 31 mulheres, Vana também assina uma carta que será enviada ao papa Francisco pedindo uma audiência para chamar atenção para os “crimes de abortos científicos cometidos contra vontade, quando em tratamento para engravidar na clínica do ex-médico estuprador Roger Abdelmassih”.


Pesadelo sem fim

Pesadelo sem fim

Pesadelo sem fim

Além das histórias envolvendo traumas por abuso sexual e das dúvidas sobre se os embriões foram descartados ou usados em outros casais, há outros casos vindo à tona marcados pela tragédia de ter passado pelas mãos de uma das maiores vergonhas da história da medicina brasileira. Em um relato surpreendente, a oficial militar M. Revela ter saído da clínica após a retirada de óvulos com imagens perturbadoras em sua memória. Lembrava-se de Roger passando a mão em seu corpo e a impedindo de abrir a porta do quarto de recuperação. “Pensei na possibilidade de estupro, mas achei que seria absurdo, afinal ele era um médico altamente conceituado e procurado por políticos e artistas.” Mas outro drama ainda estava por vir. M. Ficou grávida de gêmeos. Após o parto, ao acordar, perguntou ao marido como estavam as crianças, que haviam sido levadas ao Centro de Tratamento Intensivo do hospital. “Ele estava pálido e com ar preocupado. Disse que os filhos não eram seus. Perguntei como tinha certeza e ele me disse que o tipo sanguíneo era incompatível com o dele. Daquele dia em diante, ele se distanciou de mim e das crianças.” Graças a Roger Abdelmassih, a reprodução não foi só de pessoas, mas também de sofrimentos.

Pesadelo sem fim

Pesadelo sem fim

Pesadelo sem fim

(Por: Camila Brandalise - ncamila@istoe.com.br)


Fotos: Bruno Poppe; João Castellano/Ag. Istoé; Airam Abel, FABLICIO RODRIGUES

Fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens/436148_PESADELO+SEM+FIM?pathImagens&path∾tualArea=inte...

  • Sobre o autorAcadêmica
  • Publicações487
  • Seguidores1014
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1092
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesadelo-sem-fim/232674771

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)