Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Primeira professora com Down ganha prêmio nacional de educação

Débora Seabra recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro, que rende homenagem a quem desenvolve ações educativas no país

Publicado por Fátima Miranda
há 8 anos

Primeira professora com Down ganha prmio nacional de educao

Débora Seabra é a primeira professora com síndrome de Down do país homenageada com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2015.

O prêmio é promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que elege todos os anos três pessoas – físicas ou jurídicas – consideradas exemplos no desenvolvimento de ações educativas no país.

A entrega da homenagem aconteceu no mês passado em Brasília.

“Eu amo o que eu faço. Amo meus alunos, amo o meu trabalho e também eu gosto muito da minha equipe de trabalho. É importante também para incluir muitas pessoas como eu”, disse Débora.

História

Ela é professora há mais de 10 anos no Rio Grande do Norte e faz palestras no Brasil e em outros países, como Argentina e Portugal, sobre o combate ao preconceito.

Hoje Débora trabalha como professora assistente na Escola Doméstica, um colégio particular de Natal.

Quando mais nova, Débora sempre estudou em escolas da rede regular de ensino e se formou no curso de magistério, de nível médio, em 2005.

Em 2013, ela lançou o seu primeiro livro, chamado “Débora conta histórias”. A obra traz várias fábulas infantis que se passam na fazenda e têm animais como protagonistas.

Embora sejam animais, eles precisam lidar o tempo todo com problemas humanos, especialmente o preconceito e rejeição por serem diferentes.

Primeira professora com Down ganha prmio nacional de educao

Outro prêmio

O nome de Débora foi indicado a concorrer ao prêmio pelo deputado federal Rafael Motta (PROS).

“Ela é um orgulho para todos os potiguares e essa é uma justa homenagem por sua competente atuação no setor educacional do Rio Grande do Norte”, contou o deputado.

Ao escolher os homenageados, a Comissão de Educação levou em consideração critérios como originalidade ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas pelos indicados ao prêmio.

Fonte: sonoticiaboa

  • Sobre o autorAcadêmica
  • Publicações487
  • Seguidores1014
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações335
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeira-professora-com-down-ganha-premio-nacional-de-educacao/260608292

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Homenagem justíssima!! Essas pessoas nos inspiram. Debora Seabra teria todos os motivos para viver enclausurada e esquecida por ser diferente e possuir limitações. Mas com empenho e ousadia conseguiu vencer preconceitos e dificuldades, provando que é possível quando se quer alguma coisa. Há tantos jovens perfeitos que por possuírem uma vida difícil e sem muitos recursos usam isso para não estudar e seguir o "caminho mais fácil". Parabéns Professora Debora!! Nota 1000 para você!! continuar lendo

Parabéns! Quem convive com pessoas com essa síndrome sabe de seu potencial. Gostei de ler essa notícia. Obrigado. continuar lendo

Parabéns Debora Seabra, você é exemplo de vitória e superação para todos.
Imagine quantas pessoas enfrentam dificuldades bem maiores na vida, e ainda acham que é quase impossível superá-las? Acredito que sua história de vida deve ser mais divulgada. A Sociedade precisa de informações como essa. Minhas sinceras homenagem. Um abraço continuar lendo