Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

10 provas de que precisamos do Dia da Consciência Branca

Publicado por Fátima Miranda
há 8 anos

10 provas de que precisamos do Dia da Conscincia Branca

O Brasil comemora hoje o Dia da Consciência Negra mas não se dá conta de que precisamos do Dia da Consciência Branca. Listamos abaixo 10 provas de que a criação desse dia é urgente.

1 – Brancos são discriminados no trabalho e acabam tendo que assumir chefias e ter mais responsabilidades. Por isso, ganham 72% mais que os negros, que podem viver uma vida simples e sem grandes complicações.

2 – Os filhos de brancos são discriminados ao entrar na faculdade por causa das cotas. Não faz sentido reservar até 50% das cotas para negros, quando eles são apenas 17% dos medicos, 30% dos professores e 5,9% dos diplomatas.

3 – Brancos não têm muita oportunidade no mercado de trabalho e, por isso, muitos são obrigados a abrir suas próprias empresas. Não é por acaso que 70% dos empresários são brancos.

4 – Certos de suas oportunidades no mercado, os negros sequer frequentam a escola até o fim. Brancos são 52% no ensino médio, enquanto os negros são 28%.

5 – Negros dominam as escolas públicas, porque o governo praticamente dá todas vagas no ensino fundamental e médio a eles. Apenas 30% dos alunos de escolas particulares são negros, o que prova que eles não precisam pagar para estudar, como os brancos.

6 – Brancos não podem entrar nas lojas de classe media alta em paz pois logo um vendedor aparece para atender, enquanto os negros podem comprar sem qualquer incômodo.

7 – Negros conseguem emprego com muito mais facilidade. A taxa de rotatividade entre os negros é de 44%, enquanto entre os brancos é de 33%. Brancos são obrigados a trabalhar onde não querem, levando uma vida tediosa, enquanto os negros simplesmente mudam de emprego.

8 – A polícia atua muito mais onde tem negros, por isso os brancos vivem inseguros. Prova disso é que, dos mortos pela polícia, 58% são negros. Isso evidencia claramente que a atuação da polícia é maior nos bairros que concentram mais negros.

9 – Existem feudos de trabalho que são praticamente assegurados aos negros, enquanto os brancos não conseguem trabalhar nesses setores. Entre os trabalhadores domésticos, por exemplo, 62% são negros – mais uma prova de discriminação contra brancos.

10 – Brancos sofrem preconceito até mesmo nas prisões. A população carcerária é de um branco para cada 11 negros. Ou seja: a Justiça funciona muito mais para eles.

Fonte:sensacionalista. Uol. Com. Br

  • Sobre o autorAcadêmica
  • Publicações487
  • Seguidores1014
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7316
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/10-provas-de-que-precisamos-do-dia-da-consciencia-branca/258701518

Informações relacionadas

Ramayanne S Bicalho, Advogado
Artigoshá 3 anos

Por que ainda precisamos de um dia da Consciência Negra?

Fátima Miranda, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Dia Nacional da Consciência Negra

Adriana Duarte, Advogado
Modeloshá 2 anos

(MODELO) Pedido de restituição de veículo apreendido com pedido de isenção de taxas

22 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezada Fátima, parabenizo pelo conteúdo.

Peço desculpas pela minha interpretação, visão geral do texto.

Parece-me de primeiro plano, sarcástica na presunção do racismo.
Lendo o conteúdo, denota-se a presunção da legalidade do dia da consciência negra.
Embora na minha concepção, não haveria necessidade para tal, se a sociedade em si, no berço da família, nascessem com essa consciência, que todos somos iguais e não precisaria de leis para dizer isso.
Somos todos iguais perante a lei, smj, eu respeito a diferença por imposição de lei?
Ótimo seria - Todos somos Iguais.
Abraços continuar lendo

Concordo com você, Paulo Abreu. Na verdade é uma crítica aos que dizem que não existe racismo ou intolerância racial, e uma forma de chamar a atenção para que observem o quanto os mesmos estão presentes em nossa sociedade. continuar lendo

Somos todos iguais? Só se for do ponto de vista biológico, onde aliás, há controvérsias. Do ponto de vista social, com toda certeza não. Pessoas brancas sendo beneficiadas até hoje, dessa ‘herança’ escravagista. Reveja seu ponto de vista. Que as oportunidades são totalmente diferentes. continuar lendo

Excelente crítica aos míopes que não conseguem enxergar racismo no Brasil. continuar lendo

Você disse tudo, míopes, pois o racismo existe perversamente e de forma alarmante, só não enxerga se tiver problema de miopia na "consciência". continuar lendo

Todos os dias, exceto o dia da Consciência Negra, são celebrados os dias da Consciência Branca.
Qualificados aos melhores cargos por terem tido a oportunidade de frequentar melhores escolas e assim como suas gerações passadas não lhe foram negado o direito a oportunidade de preparação educacional.
As cotas para negros não são somente medidas paliativas para tentativa de minimizar o problema, seriam também uma tentativa de equiparação de direitos.

Poderia até se criar o dia da "Consciência Branca" caso os brancos tivessem sido escravizados, se aos brancos fossem retirado a oportunidade de estudo e se negassem aos brancos base para inserção ao mercado de trabalho. continuar lendo

Obrigada por sua contribuição, Denise Lima. continuar lendo

Obrigada por sua contribuição, Denise Lima. continuar lendo

http://amitafamitaf.jusbrasil.com.br/artigos/258723045/dia-nacional-da-consciencia-negra continuar lendo