Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Médico é preso após ser condenado por abuso sexual contra criança

Ataques dentro do âmbito familiar iniciaram-se quando menina tinha 11 anos, de acordo com a Justiça, e ocorreram entre 2005 e 2007

Publicado por Fátima Miranda
há 8 anos

Mdico preso aps ser condenado por abuso sexual contra criana

Freitas trabalhava em um posto de saúde em Lajeado, além de um hospital em Porto Alegre e uma clínica particularFoto: Divulgação / Prefeitura de Lajeado

O médico-cirurgião André Luiz Peixoto de Freitas foi preso, em Lajeado, no Vale do Taquari, por abuso sexual contra uma criança, ocorrido entre 2005 e 2007, em Porto Alegre. Funcionário de um posto de saúde em Lajeado, e de um hospital na Capital e proprietário de uma clínica de cirurgia plástica no bairro Petrópolis, ele havia sido condenado em 2009 a 12 anos e seis meses de reclusão em regime fechado. A pena foi reduzida para 10 anos e seis meses em 2010, e a decisão final foi mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Universitária faz desabafo sobre estupro à luz do dia na Redenção

Como não cabe mais recurso, Freitas foi preso por agentes da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e encaminhado para um presídio em Arroio do Meio na última sexta-feira, 6 de novembro. Conforme a decisão judicial, o médico abusou sexualmente de uma familiar desde quando a menina tinha 11 anos. O crime, segundo a Justiça, persistiu por pelo menos dois anos, dentro do âmbito familiar e sem o conhecimento de outras pessoas.

Abuso sexual e estupro: crimes mais perto do que você imagina

Os fatos geralmente aconteciam dentro do quarto da menina. Análises feitas na garota comprovaram que ela estava sofrendo e apresentava comportamento tímido e retraído, além de problemas de concentração e dificuldades no colégio.

Estupros, mutilações genitais e apedrejamento: razões para o dia 8 de março

"O exame clínico realizado, o relato espontâneo, a linguagem corporal, os indícios de sofrimento psíquico, presentes em seu relato, bem como as alegações de abuso, que estão coerentes com sua capacidade intelectual, são compatíveis com exposição a abuso sexual", apontou o laudo de uma psiquiatra, anexado ao processo.

Crianças e adolescentes são expostos a abusos em abrigos da Capital

Depois da condenação em primeiro grau, o médico recorreu e argumentou que não havia provas suficientes do crime, e atribuiu interesse patrimonial da mãe da vítima.

Estado fecha cinco abrigos para crianças vítimas de violência

Porém, a Justiça salientou que "tratando-se de crime contra a dignidade sexual, é certo que a palavra da vítima prepondera sobre a do réu quando a informação a respeito do fato foi coerente e encontra respaldo no restante da prova produzida. O minucioso relato da ofendida foi corroborado pela prova testemunhal coletada durante a instrução. Assim, o veredicto condenatório é mantido".

– É um processo que está sob segredo de Justiça e há uma revisão criminal, que trata de rever a penalidade que foi imposta, pois entendemos que há equívocos na decisão de segundo grau – contesta o advogado de Freitas, Leandro Alievi Schierholt.


Fonte: zh

  • Sobre o autorAcadêmica
  • Publicações487
  • Seguidores1015
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1269
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medico-e-preso-apos-ser-condenado-por-abuso-sexual-contra-crianca/260404570

Informações relacionadas

Adriana Moreira Lustosa, Advogado
Artigoshá 2 anos

Check-list: Quais documentos analisar para comprar um imóvel

Amanda de Abreu Lins Canan, Advogado
Artigoshá 2 anos

6 documentos que o comprador deve conferir antes de adquirir um imóvel.

Notíciashá 14 anos

Pedofilia: médico condenado a 17 anos de reclusão por abusar de adolescente é preso, nesta quinta-feira (27.05)

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 3 anos

A desistência da ação e sua repropositura posterior

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O que dizer de um monstro desses? continuar lendo

Que se cumpra a lei, Edelgardo. continuar lendo